segunda-feira, 20 de março de 2017

Princípios para dimensionar um rolamento.

Leia em 4 minutos.

Já bateu aquela duvida quando se depara com a quebra de um rolamento e se pergunta se esse é o rolamento ideal?

Existe 3 princípios básicos para escolha de um rolamento, são eles: Carga, velocidade e local onde será instalado. 

  1. Local onde será instalado: Um projetista de rolamento deve sempre atentar para essas três características, pois não deve ser projetado com fator de segurança elevado, pois aumenta o custo, e nem subdimensionado, pois quebras prematuras geram perdas para produção. O ideal é que o projetista veja no campo onde será instalado o rolamento, para dimensionar o rolamento de melhor preço e maior vida útil, visando sempre reduzir custos de manutenção e paradas não programadas. Os mesmo podem ficar expostos a temperaturas extremas, dai a importância da visita a campo para especificar o rolamento ideal.
  2. Carga: Antes da seleção  do rolamento, é necessário saber qual tipo de carga ele será submetido. Os tipos de carga são axial e radial. Em alguns casos podem ser mistas, mas vamos falar sobre elas em outro momento.
    Carga radial: Carga aplicada transversal ao eixo. Por exemplo: Peso do carro sobre os pneus.
    Carga axial: Carga aplicada perpendicular ao  eixo. Por exemplo: Mesa giratória dos guindaste; Cadeiras de escritório.     

  3. Velocidade: A rotação é fator  determinante na escolha do tipo de gaiola, folga, tipo de rolamento e escolha do lubrificante. Ao determinar a velocidade de trabalho (RPM), deve consultar a tabela de dimensionamento de rolamento do fabricante desejado, essa tabela irá auxiliar no dimensionamento correto do seu rolamento.

Existe princípios que não podemos deixar de levar em consideração na  escolha de um rolamento, os citados aqui são essenciais. Temos uma apostila onde mostramos de forma mais detalhada os 3 princípios listados e com exercícios para testar os conhecimentos obtidos. Entre em contato pelo endereço de e-mail adutra@geverplus.com, descreva no assunto: Dimensionar rolamentos, para receber seu material gratuito.

Um grande abraço!





domingo, 19 de março de 2017

2- Por que os rolamentos quebram?

Dando sequencia ao nosso estudo, hoje vamos falar das 3 principais causas de quebras de rolamentos:

  1. Lubrificação inadequada: O uso de lubrificante incorreto, ou a não lubrificação é responsável por mais de 34% das falhas em rolamentos. Antes de lubrificar seu rolamento, é necessário verificar o tipo de graxa que será usado, ambiente em que o rolamento está instalado, temperatura de trabalho do rolamento. Com essas 3 informações já temos uma boa noção de como escolher o lubrificante ideal.
  2. Montagem inadequada: Todo rolamento deve ser montado da maneira correta, conforme manual do fabricante, mas além da montagem, deve ser verificado a folga antes da montagem e após montagem, a folga deve obedecer a tabela de folga especificada pelo fabricante. Falha na montagem é responsável por 20% de quebras de rolamento.
  3. Contaminação: Na maioria das vezes, não é dado a devida atenção aos elementos de vedação de um rolamento, só percebemos que ele faz falta quando pegamos uma falha gritante na análise de vibração ou quando vemos um aumento de temperatura. 19% das falhas em rolamentos são por má vedação, uma vedação eficiente prolonga a vida do rolamento e garante sua operacionalidade conforme especificado pelo fornecedor. Nas vedações, temos de inspecionar basicamente, o contato da vedação, priorizar sempre o uso de vedações com lábios duplos e guarda pó, pois apresentam uma maior eficiência.

Como vimos que lubrificação é algo essencial para aumentar a vida útil de um rolamento, criamos uma planilha que vai te ajudar a dimensionar a quantidade e frequência de lubrificação ideal para seu rolamento, basta digitar o  tipo de rolamento aplicado e a RPM que a planilha faz o resto.























Quer receber essa planilha? Entre em contato pelo endereço de e-mail adutra@geverplus.com, descreva no assunto: Planilha Lubrificação.

No nosso próximo post, vamos falar sobre outras 3 causas de quebras de rolamentos, se já quiser saber quais são, peça por  e-mail nosso e-book Introdução a rolamentos, descreva no assunto: Introdução a rolamentos e mande para adutra@geverplus.com.

Um grande abraço!





1- Por que os rolamentos quebram?

A quebra de um rolamento pode comprometer todo um processo de produção, se na sua planta não existe uma linha alternativa para dar sequencia ao processo, você tem um grande problema nas mãos. 
Mas é só trocar o rolamento que ta resolvido, certo? ERRADO!! 
O ideal antes da troca do rolamento danificado, é que seja identificado a ou as causa da quebra do mesmo, já que a não solução da causa raiz do problema, existe o risco de quebrar novamente.

Mas o que causa a quebra dos rolamentos?

Abaixo os principais fatores para quebra de rolamentos:

Como nos prevenir dessas falhas insperadas?
Essas falhas não são tão inesperadas, elas emitem sintomas antes da quebra, mas isso é assunto para outro post.

No próximo post vamos falar sobre as 6 causas de quebras de rolamentos, explicando cada uma delas e mostrando quais ações tomar para evitar essas falhas.

Quer receber nosso material, sobre introdução a rolamentos? Manda um e-mail para adutra@geverplus.com, descreve no assunto: Introdução a rolamentos.

Um grande abraço!

Perspectiva de crescimento da industria em 2017!

Indicador que mede tendência de investimento na industria, subiu, deixando no zero a zero as intenções de investimento, ou seja, 19%  das empresas pretendem investir mais e 19% pretendem investir menos no período de 12 meses. Com isso o mercado prevê um aumento no numero de empregos formais que teve seu maior índice em fevereiro de 2017, com 35 mil empregados de carteira assinada, o último saldo positivo foi em março  de 2015.

Com mais oportunidades de emprego e a economia entrando nos trilhos, é  melhor estar preparado para ocupar as vagas que vão surgir, na nossa página, estaremos sempre postando noticias, material didático para aumentar seu conhecimento e deixa-lo mais preparado para as  melhores vagas.

http://fgvnoticias.fgv.br/pt-br/noticia/intencao-de-investimento-da-industria-cresce-no-1o-trimestre