Leia em 4 minutos.
Já bateu aquela duvida quando se depara com a quebra de um rolamento e se pergunta se esse é o rolamento ideal?
Existe 3 princípios básicos para escolha
de um rolamento, são eles: Carga, velocidade e local onde será instalado.
- Local onde será instalado: Um projetista de rolamento deve sempre atentar para essas três características, pois não deve ser projetado com fator de segurança elevado, pois aumenta o custo, e nem subdimensionado, pois quebras prematuras geram perdas para produção. O ideal é que o projetista veja no campo onde será instalado o rolamento, para dimensionar o rolamento de melhor preço e maior vida útil, visando sempre reduzir custos de manutenção e paradas não programadas. Os mesmo podem ficar expostos a temperaturas extremas, dai a importância da visita a campo para especificar o rolamento ideal.
- Carga: Antes da seleção do rolamento, é necessário saber qual tipo de carga ele será submetido. Os tipos de carga são axial e radial. Em alguns casos podem ser mistas, mas vamos falar sobre elas em outro momento.
Carga radial: Carga aplicada transversal ao eixo. Por exemplo: Peso do carro sobre os pneus.
Carga axial: Carga aplicada perpendicular ao eixo. Por exemplo: Mesa giratória dos guindaste; Cadeiras de escritório. - Velocidade: A rotação é fator determinante na escolha do tipo de gaiola, folga, tipo de rolamento e escolha do lubrificante. Ao determinar a velocidade de trabalho (RPM), deve consultar a tabela de dimensionamento de rolamento do fabricante desejado, essa tabela irá auxiliar no dimensionamento correto do seu rolamento.
Existe princípios que não podemos deixar de levar em consideração na escolha de um rolamento, os citados aqui são essenciais. Temos uma apostila onde mostramos de forma mais detalhada os 3 princípios listados e com exercícios para testar os conhecimentos obtidos. Entre em contato pelo endereço de e-mail adutra@geverplus.com, descreva no assunto: Dimensionar rolamentos, para receber seu material gratuito.
Show! Tudo que eu precisava.
ResponderExcluirA informaçao ajudou-me muito.
ResponderExcluir