sábado, 15 de julho de 2017

Causas de desalinhamento em correias transportadoras. Parte 1

Das causas de desalinhamento de correia, a queda de material fora de centro pode ser considerada a mais difícil de se resolver, pois exige acompanhamento de perto e por horas para identificar a origem da descentralização da carga. 


Baseado nisso, listamos algumas das causas e as ações que devem ser tomadas para solucionar esse problema:

Causa: Corpo estranho (pedras, refratários, chapas, etc), dentro da calha de transferência,  que pode estar gerando agarramento, com isso projetando o material de maneira irregular na correia.

Ação: Se identificado, retirar corpo estranho e acompanhar teste com carga.

_____________________________________________________________________________

Causa: Velocidade da correia de alimentação está inferior ou superior a correia que receberá a carga, caso encontrado alteração, o material não será projetado para as defletoras/centralizadoras e cairá direto sobre a correia.


Ação: Equalizar a velocidade da correia que descarrega com a correia que recebe o material.


_____________________________________________________________________________

Causa: Material sempre é projetado para o mesmo lado, gerando o desalinhamento da correia.



Ação: Verificar fluxo do material e instalar caixas de pedra ou defletoras/centralizadoras. Atentar para não estrangular a  calha de transferência.



Todas ações listadas são meramente ilustrativas, para simbolizar algumas das várias soluções que podemos dar para problemas em relação a queda de material. Para que essas ações possam ser assertivas, é necessário um estudo detalhado do layout de cada transferência, verificar velocidade das correias e granulometria do material, com essas 3 informações temos uma boa base para aplicar as melhorias necessárias nas calhas.

Ps: Aguarde a parte 2 desse conteúdo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário